Bifosfonato

Os bifosfonatos, são medicamentos inibidores de algumas doenças osteodegenerativas, como a doença de Paget e a osteoporose.

Pelo fato desses medicamentos conseguirem mudar o remodelamento ósseo, levanta questões sobre a influência em procedimentos cirúrgicos na área da Implantodontia.

Além disso, podem prejudicar a saúde bucal, pois deixa os tecidos fibrosos do interior dos ossos com pouca ou nenhuma irrigação sanguínea.

É importante ressaltar que, essa irrigação é fundamental para que as células possam chegar à superfície do osso ligando-o ao material do implante e para que haja uma boa cicatrização óssea. Por este motivo, utilizar este medicamento associado a uma cirurgia de implante pode aumentar o risco de necrose óssea.

Sendo assim, quando o médico indicar o uso deste medicamento, ele precisa comunicar o paciente sobre a inviabilização da realização de implantes dentários, por, pelo menos, um ano após a suspensão de seu uso, assim como, o dentista, antes de efetuar alguma intervenção óssea, deve perguntar ao paciente se ele está fazendo uso desse tipo de medicamento, pois se a resposta for sim, a cirurgia não deve ser realizada.